Tratamento de Ansiedade e Performance: Um estudo de caso com uso da Terapia EMDR
Resumo
O artigo apresenta as bases teóricas da terapia EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares) e à sua aplicação clínica no tratamento de um bailarino profissional com ansiedade de performance. O estudo de caso propicia ao leitor o entendimento e exemplo da aplicação prática sob a perspectiva do trabalho de reprocessamento com a terapia EMDR em sua compreensão sobre a origem dos sintomas e manejo clínico. Os resultados apontam para uma repercussão transformadora é duradoura na vida do paciente e demonstram a eficácia da abordagem e do plano de tratamento desenvolvido.
Leia o artigo completo AQUI
Insônia e EDMR com criança: do medo ao sono profundo
Resumo
Artigos Publicados em Livros sobre Insônia e EMDR…
O presente artigo aponta para o potencial da terapia EMDR no tratamento de insônia infantil, exemplificado a partir do caso da menina V, de 10 anos, que até essa idade adormecia apenas na presença dos pais. É cada vez maior o número de estudos que comprovam a importância do sono e os danos que a falta dele podem causar. Observa-se que muitos hábitos que favorecem um sono disfuncional são sedimentados na infância, por diversos fatores que vão desde a falta de constância, por parte dos pais, de hábitos que priorizem a higiene do sono, passando pela ausência de uma cultura que valorize o sono como fator determinante para a saúde e bem-estar.
Leia o artigo completo AQUI
Artigo Dança e Psicologia
Resumo
Artigos Publicados em Livros sobre a dança e psicologia
WAHBA, Liliana Liviano e SCHMITT, Paula Sampaio. A criança e a dança: observação clínica em grupo sobre o processo de individuação. Bol. – Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 427-445. ISSN 1415-711X.
O artigo analisa um conjunto de observação clínica de grupo de crianças, fundamentada na abordagem da Psicologia Analítica. Promove uma reflexão sobre a dança como manifestação expressiva e criativa que propicia experiências significativas de aprendizado. Pressupõe um modelo educacional que visa despertar a potencialidade da criança, desenvolver trabalhos corporais e inserir na educação aprendizados por meio da vivência aliada à expressão livre. Investiga a percepção da criança a respeito do ato de dançar. É desenvolvido um plano de trabalho denominado “Atividade de Dança e Expressão Livre” realizado em quatro encontros com oito crianças do ensino Fundamental. Os procedimentos constituem-se na aplicação de desenho com o tema “O que é dançar para você” feito antes e depois das atividades de dança e uma entrevista com cada criança, a fim de compreender a sua percepção sobre à dança. Os resultados estimulam futuras pesquisas, posto que é observado que as crianças, além do prazer de participar das atividades e dançar, expressam sentimentos de vergonha e de liberdade, de interagir com colegas e de ampliar a consciência de seu corpo. Há indícios de ampliação de autopercepção corporal e de autoimagem, assim como maior percepção de si e do outro. Conclui-se ser necessário efetivar pesquisa com maior número de participantes, em grupo experimental e controle, para que o trabalho proposto possa constituir um modelo de projeto a ser aplicado na educação formal.
Leia o artigo completo AQUI