Terapia EMDR: Indicações

blog-Paula_Sampaio_Schmitt-Terapia_EMDR_Indicações

A Terapia EMDR pode ajudar de crianças à idosos em uma série de situações e dificuldades:

✦ Traumas
Ansiedade /Ansiedade de Performance/ Ansiedade de Separação
Depressão
Fobias (Inseto, agulha e etc.)
Síndrome do Pânico
Transtornos Alimentares
Dor Crônica
Insônia 
Luto
TEPT – Transtorno do Stress Pós Traumático
Violência (abuso) Sexual
Compulsões e Vícios (Drogas, compras, sexual, jogos, eletrônico)
Enurese Noturna
Divórcio dos Pais
Birras
Intolerância à Frustração
TDAH

A Terapia EMDR tem demonstrado resultados excelentes para tratamento de crianças e adolescentes em suas diversas necessidades.

Integra-se o lúdico e a brincadeira com a estrutura terapêutica da Terapia EMDR, a favor de trabalhar com objetividade e profundidade nas questões e desafios apresentados. Também eficaz nos casos de adolescentes mais resistentes ao tratamento e que evitam falar sobre seus incômodos em terapia.

blog-Paula_Sampaio_Schmitt-Terapia_EMDR_Indicações-crianças
Terapia EMDR Indicações: Crianças e Adolescentes

Uma simples e boa explicação para dar às crianças e adolescentes é que a Terapia EMDR ajuda a se livrar dos pensamentos confusos, negativos. Auxilia a lidar com os sentimentos desagradáveis e fortalecer as qualidades que a pessoa já tem (mas que nem sempre reconhece). Para casos em que há um trauma mais explícito vivido pela criança/família, a Terapia EMDR contribui para que o peso da experiência passe e assim seja possível prosseguir a vida sem os sintomas e marcas desgastantes que a situação vivida ocasionou. 

O processo terapêutico ocorre da seguinte forma: em geral a primeira sessão é com os pais, sem a criança/adolescente. As sessões seguintes são apenas com a criança/adolescente. Durante o processo a comunicação entre pais e terapeuta acontece, e é fundamental, para alinhar as observações necessárias em relação ao tema principal que esteja sendo trabalhado. Bem como atualizar a profissional sobre observações, mudanças percebidas em relação à criança e aos próprios pais.

blog-Paula_Sampaio_Schmitt-Terapia_EMDR_Indicações-crianças4

A terapeuta passa aos pais materiais para registro e estudo a fim de ampliar a compreensão e atuação dos pais em relação aos desafios vividos. Juntos, mãe, pai (ou responsáveis) e terapeuta trabalham a favor das mudanças necessárias na dinâmica familiar.

Durante o tratamento algumas sessões com os pais são agendadas para atualização ou intervenção, eventualmente também se organiza sessão com mãe/pai/responsável e criança/adolescente, a depender do tema e demanda a ser trabalhada.

A integração entre os familiares no processo terapêutico favorece os resultados, agiliza e promove transformações profundas e duradouras.

blog-Paula_Sampaio_Schmitt-Sobre-Paula_Schmitt-psicologa

Paula Sampaio Schmitt - Psicóloga

Psicóloga PUC-SP (CRP: 105.843), Terapeuta, Supervisora Facilitadora EMDR (EMDR Institute), Psicodramatista (EPP), Terapeuta Integrativa (Halu Gamashi), Alquimista (Alkhemylab Joel Aleixo), Bailarina profissional (DRT: 0033431SP).

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também:

blog-Paula_Sampaio_Schmitt-Terapias-EMDR - -Depoimentos
Paula Sampaio Schmitt

Depoimentos

Explore experiências reais de superação e crescimento emocional! Leia os depoimentos emocionantes de clientes que encontraram apoio e orientação em sua jornada de autoconhecimento. Descubra

Leia Mais »
blog-Paula_Sampaio_Schmitt-Sobre-Paula_Schmitt-psicologa
Paula Sampaio Schmitt

Paula Sampaio Schmitt Psicóloga

Olá! Boas Vindas! Paula Sampaio Schmitt Psicóloga, prazer! Se você chegou até este site, possivelmente está buscando auxílio profissional para seus desafios profundos. Que bom!

Leia Mais »

Controle de Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.